Unidade CAL Laranjeiras
Sala 1
“Fôssemos infinitos
Tudo mudaria
Como somos finitos
Muito permanece.”
Ao navegar com a Turma TEC.P pelos princípios do teatro épico brechtiano, o diretor Ole Erdman buscou uma compreensão mais profunda de seu caráter e abordagem explicitamente político.
Um casal que teme ser denunciado por seu filho. Uma mulher judia que abandona o marido e vai para o exílio, pois teme que a sociedade alemã vai discriminar o seu marido. Soldados na Frente Oriental, sem suprimentos, que se banqueteiam com os ossos de um camarada morto diante da fome e percebem que a desumanização começou em casa. A história de Inge Deutschkron, uma filha e uma mãe que precisam se esconder no auge da perseguição aos judeus e não têm onde se refugiar dos bombardeiros aliados.
Ao clássico de Brecht - Terror e Miséria no Terceiro Reich - a montagem acrescenta outras cenas de Volker Ludwig (baseadas nas memórias autobiográficas da judia Inge Deutschkron) e de Heiner Müller (discípulo de Brecht no Berliner Ensemble e dramaturgo que escreveu na Alemanha Oriental e tinha sua trajetória artística censurada).
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Com a palavra, o diretor:
"MEDO E MISÉRIA. Cenas do Terceiro Reich retrata como um sistema ditatorial se apodera e destroi a vida cotidiana, o tecido social e as estruturas familiares de uma sociedade e como essa dinâmica acaba levando à queda total da nação, como no caso da Alemanha. A produção traça um arco cronológico ao longo dos eventos da história dessa época sombria, desde a propaganda barulhenta do regime fascista de Hitler até o silenciamento total diante dos horrores indescritíveis da guerra de extermínio, e aponta para a assustadora atualidade do material de Brecht e das cenas de Ludwig e Müller nos dias de hoje, com o ressurgimento da linguagem fascista na política nas democracias do mundo todo.”
Ole Erdman
Bertold Brecht
Inge Deutschkron
Heiner Müller
Volker Ludwig
Oler Erdmann
Lua Lima
Pedro Garcêz
Aldrin Cordeiro
Oler Erdmann
Rita Ariani
Luiz de Oliveira